sábado, 29 de dezembro de 2018

Estabilidade não existe

Eu nunca gostei dessa afirmação.

Mais do que isso, eu já a neguei algumas vezes. Afinal, eu sou um cara que gosta de estabilidade. Claro que é positivo sempre estar em busca de algo novo, diferente e maior, mas eu sempre fui o cara que curtiu ter uma base onde posso 'descansar'. Uma rotina, um lar, um relacionamento. E eu posso afirmar sem sombra de dúvidas que já vivi exemplos maravilhosos dessas coisas que eu costumo considerar alicerces.

Mas estabilidade não existe.

Pra qualquer coisa que exija um andar constante, as variáveis são numerosas demais para qualquer um sonhar com essa tal de estabilidade. Um café de onde você ama o pão de queijo pode fechar, seus horários podem não bater mais com aquela aula bacana da academia. Podem haver um milhão de outras variáveis, mais simples ou mais complexas que meramente impedem que algo se mantenha como é por um período indeterminado de tempo.

As vezes é algo que parecia depender de você, mas esses alicerces raramente dependem de apenas um fator. E quanto mais complexas forem as relações que configuram isso, menos controle você possui e, portanto, qualquer variável que não se encaixe mais pode acabar com algo incrível, mesmo quando o fim não parece fazer sentido.

Claro que as vezes esse algo pode se mostrar mutável a ponto de resistir pressões e obstáculos inimagináveis pelo senso comum, mas por depender de múltiplos fatores, essa configuração é refém de muito mais do que de sua capacidade de se adaptar.

Eu já nem sei se ainda faço sentido. É bem claro que eu gosto de estabilidade, mesmo quando eu não dependo dela. Pleno 2018 e eu aqui, escrevendo em um blog que existe há quase uma década.

Algumas coisas não mudam. Outras mudam mesmo quando não parece fazer sentido. Talvez eu precise aprender alguma lição, ou talvez eu precise não ser tão duro comigo mesmo.


Mas o que me parece seguro afirmar agora é que estabilidade não existe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário